Início Mineração RHI Magnesita Brumado inaugura maior forno rotativo do mundo
Mineração

RHI Magnesita Brumado inaugura maior forno rotativo do mundo

Compartilhar
Tubulação do novo forno rotativo da RHI Magnesita Brumado reforça a grandiosidade e tecnologia da obra. Foto: Divulgação.
Tubulação do novo forno rotativo da RHI Magnesita Brumado reforça a grandiosidade e tecnologia da obra. Foto: Divulgação.
Compartilhar

Com investimento de R$ 541 milhões, RHI Magnesita Brumado amplia produção e fortalece posição global no setor de refratários

A RHI Magnesita Brumado deu um passo histórico ao investir R$ 541 milhões na construção do maior forno rotativo do mundo, instalado na unidade de mineração da empresa, localizada no município de Brumado, na Bahia. Com 152 metros de comprimento e 4,5 metros de diâmetro, o equipamento possui capacidade para produzir 140 mil toneladas por ano. O projeto reforça o compromisso da empresa com a inovação, a sustentabilidade e a liderança global no setor de refratários.

Além disso, o investimento representa o maior já realizado na história da companhia. A estrutura integra a estratégia da empresa de transformar a unidade da RHI Magnesita Brumado em um dos maiores polos mundiais de produção de sínter magnesiano. A operação assistida do forno teve início em abril de 2024 e, gradualmente, novas etapas do processo produtivo serão implementadas à medida que a planta atinge estabilidade operacional.

Segurança e eficiência marcam obra histórica em Brumado

Durante a fase de construção, mais de 1 milhão de horas de trabalho foram contabilizadas sem qualquer acidente com afastamento. Portanto, o resultado reforça o compromisso da RHI Magnesita Brumado com a segurança dos seus profissionais, tanto próprios quanto terceiros. Como resultado, a implantação do forno avança com excelência operacional, responsabilidade e respeito às pessoas envolvidas.

Segundo Wagner Sampaio, presidente da RHI Magnesita para a América do Sul, o investimento reafirma a confiança da empresa no país e no potencial da unidade baiana. “Acreditamos no Brasil, na Bahia e principalmente em Brumado. Este é um investimento estratégico que traz benefícios econômicos e ambientais”, destacou. Ainda segundo ele, o novo forno permitirá reduzir custos operacionais e produzir materiais com alto valor agregado para o mercado internacional.

Nova estrutura transforma RHI Magnesita Brumado em polo global

Consequentemente, a RHI Magnesita Brumado se consolida como hub global de fornecimento de sínter magnesiano. A expectativa é de que a produtividade da planta aumente em mais de 25%. Com isso, haverá maior aproveitamento do minério, o que resultará na diminuição dos rejeitos e em um processo mais sustentável.

Além de impulsionar a inovação, a empresa reforça sua estratégia “local to local”, garantindo mais agilidade, qualidade e confiabilidade no atendimento ao mercado nacional. Ao mesmo tempo, amplia sua competitividade internacional com menor impacto ambiental e maior eficiência logística.

Ademais, a estrutura permitirá que a empresa atenda rapidamente às demandas de diferentes regiões, inclusive mercados emergentes que exigem soluções de alto desempenho. Dessa forma, a RHI Magnesita Brumado fortalece não apenas sua produção, mas também seu posicionamento estratégico no setor industrial.

Brumado ganha destaque com avanço tecnológico da indústria

Com a entrada em operação do novo forno rotativo, Brumado se projeta como referência na mineração industrial de alta tecnologia. Assim, o município baiano inicia uma nova fase de desenvolvimento, atraindo investimentos, gerando empregos e ganhando reconhecimento global.

Por fim, a inauguração do forno rotativo da RHI Magnesita Brumado marca um novo capítulo para a indústria brasileira de refratários. O projeto combina tecnologia de ponta, sustentabilidade e visão estratégica, elevando o nome de Brumado ao cenário industrial mundial.

Logo do L12 Notícias, portal de notícias de Livramento de Nossa Senhora e região, com ícone de microfone representando conteúdo jornalístico e podcast.
Redação L12

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados
Mineração

Rocha Bahia Mineração tem licenças suspensas pelo Governo da Bahia em Paramirim

O Governo da Bahia suspendeu as licenças ambientais da empresa paulista Rocha...