Ponte sobre o Rio São Francisco: Valec constrói a maior estrutura ferroviária da América Latina

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A Valec Engenharia constrói a ponte sobre o Rio São Francisco, uma das maiores obras ferroviárias do Brasil. A estrutura se estende por 2,9 km, ligando Serra do Ramalho e Bom Jesus da Lapa, no estado da Bahia. Esse projeto faz parte da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), que percorre o estado em um trajeto de 1.527 km.

Desafio de engenharia

A equipe da Valec desenvolveu soluções inovadoras para evitar impactos no fluxo natural do Rio São Francisco. Assim, ao invés de utilizar barragens ou ensecadeiras, os engenheiros optaram por técnicas que preservam o curso do rio. Além disso, a execução das fundações exige uma logística complexa com embarcações de apoio. “Executamos as fundações diretamente no leito do rio, o que exige adaptação contínua às variações do nível da água”, explicou Gondiberto Filho, engenheiro da Valec.

A construção da ponte sobre o Rio São Francisco inclui 82 pilares verticais, sendo o maior deles com 18 metros de altura. Por outro lado, a estrutura conta com 160 vigas horizontais de concreto e aço, cada uma pesando 140 toneladas. Dessa forma, a obra avança com planejamento estratégico e precisão.

Etapas da construção da Ponte sobre o Rio São Francisco

Os trabalhadores avançam na finalização das fundações e na instalação dos pilares. Enquanto isso, na próxima fase, a equipe lançará as vigas e concretará a laje, aproximando a obra de sua conclusão prevista para o próximo ano.

Além disso, o engenheiro da Valec, Luiz Guilherme Pinto, documenta o progresso da ponte sobre o Rio São Francisco em seu canal do YouTube, “Vida Engenharia”. Ele registra cada etapa da construção em vídeos aéreos, compartilhando com o público o trabalho por trás dessa grande infraestrutura.

Importância da obra

A Valec fiscaliza a execução do projeto e garante o cumprimento das normas técnicas e ambientais. Ainda mais, empresas especializadas prestam serviços essenciais para a conclusão da ponte sobre o Rio São Francisco, fornecendo mão de obra e equipamentos necessários.

Por conseguinte, essa nova estrutura ferroviária contribuirá para o transporte e o desenvolvimento econômico do Brasil. Com sua conclusão, a FIOL facilitará o escoamento de cargas, impulsionando a logística e fortalecendo a conexão entre importantes regiões do país.

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