Na manhã desta quinta-feira (10), uma operação conjunta das polícias Civil e Militar no município de Ibirapitanga, sul da Bahia, terminou com a morte de cinco homens, incluindo um adolescente de 17 anos. A ação ocorreu no bairro Cigano, após denúncias anônimas sobre a presença de indivíduos armados em uma área usada como esconderijo de armas e drogas.
Segundo as autoridades, ao chegarem ao local, os policiais foram recebidos com disparos de arma de fogo. Houve troca de tiros, e os cinco suspeitos foram atingidos. Eles foram socorridos e levados ao hospital municipal, mas não resistiram aos ferimentos.
Durante a operação, foram apreendidos:
- Uma pistola calibre 9 mm com seletor de rajada
- Três revólveres calibre .38 e um calibre .32
- Munições e dois carregadores
- Um rádio comunicador
- 184 pinos de cocaína e 200 gramas de crack
- Roupas camufladas
A Polícia Civil informou que a ação faz parte de um conjunto de medidas para combater facções criminosas na região. Os nomes de três dos mortos foram divulgados: João Paulo dos Santos Dias (17 anos), Gleidson de Oliveira Santos (18) e Maicon Junior Souza da Silva (22). Os outros dois ainda não foram identificados.
Até o momento, não houve manifestação de entidades de direitos humanos ou representantes da sociedade civil sobre o ocorrido.