A Polícia Civil coordenou uma ação integrada nos dias 9 e 10 de maio, em Luís Eduardo Magalhães e São Desidério, no oeste da Bahia. As equipes realizaram fiscalizações em estabelecimentos, veículos e pessoas. O objetivo foi combater a exploração sexual de crianças e adolescentes e localizar suspeitos com mandados de prisão em aberto.
Antes da operação, os agentes mapearam pontos com vulnerabilidade infantojuvenil. Eles usaram dados de inteligência e visitaram os locais durante a noite. O primeiro alvo foi o distrito de Roda Velha, em São Desidério. No local, as equipes fiscalizaram seis estabelecimentos, abordaram quatro veículos e revistaram 35 pessoas.
Na sequência, os agentes seguiram para Luís Eduardo Magalhães. Lá, eles inspecionaram dez estabelecimentos, abordaram cinco veículos e identificaram 123 pessoas. Durante a operação, encontraram três crianças e cinco adolescentes em situação de vulnerabilidade. Os agentes encaminharam algumas ao Conselho Tutelar. Outras retornaram aos responsáveis legais. Além disso, dois genitores receberam notificações.
O Núcleo Especial de Atendimento à Mulher (Neam) e a Coordenação de Apoio Técnico e Tático à Investigação (CATTI/Oeste) lideraram a ação. A operação também contou com apoio da 85ª Companhia Independente da Polícia Militar, da Guarda Civil Municipal e dos Conselhos Tutelares.
As equipes utilizaram cinco viaturas da Polícia Civil, três da Polícia Militar, duas da Guarda Municipal e dois veículos dos Conselhos Tutelares. Mais de 40 agentes participaram da ação.
A operação demonstrou o compromisso das forças de segurança com a proteção da infância. Além disso, reforçou a importância da integração entre os órgãos públicos para combater crimes graves na região.