Na manhã desta sexta-feira (25), uma operação conjunta envolvendo a Polícia Federal, Força Nacional, Polícia Militar, Polícia Civil e Secretaria da Segurança Pública da Bahia foi realizada no distrito de Caraíva, em Porto Seguro. Denominada Operação Vértice Zero, a ação teve como foco o combate a atividades criminosas em áreas de difícil acesso, incluindo regiões indígenas.
Durante a operação, foram apreendidos cinco fuzis, quatro pistolas, um revólver e um rifle, além de 930 munições de calibre 5,56 mm, 47 de calibre 7,62 mm e outras de calibres diversos. As forças de segurança também recuperaram duas motocicletas roubadas, cumpriram dois mandados de prisão e efetuaram a prisão de cinco pessoas. Houve também o registro de cinco óbitos durante confrontos com suspeitos.

Além das armas e veículos, foram confiscadas substâncias entorpecentes, incluindo 3,5 kg de cocaína, 1,5 kg de ecstasy, 16,7 kg de maconha e 77 g de crack.
Segundo as autoridades, os envolvidos estariam relacionados a crimes como tráfico de drogas, homicídios e ocupações ilegais em território indígena. A operação contou com o apoio de aeronaves, drones e agentes especializados em incursões em áreas rurais.
A ação segue em andamento para aprofundamento das investigações e novas diligências.