Aeronave de Ataque do Esquadrão Falcão é vista fazendo rasantes Vitória da Conquista

Data:

Os moradores de Vitória da Conquista foram surpreendidos nesta sexta-feira (7) com o sobrevoo de uma aeronave de ataque do Esquadrão Falcão, da Marinha do Brasil. O jato, um AF-1 Skyhawk, usado na Guerra do Golfo em 1991, foi avistado cruzando os céus da cidade em um voo de treinamento ou deslocamento operacional.

O som característico do motor turbojato chamou a atenção de quem estava nas ruas, levando muitos a olharem para o alto e registrarem o momento. A aeronave, que pertence ao 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1), tem sede na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro, e é utilizada pela Marinha para missões de defesa e treinamento avançado.

Histórico da Aeronave no Brasil

O A-4 Skyhawk foi adquirido pela Marinha do Brasil em 1997, quando foram compradas 23 aeronaves do modelo A-4KU Skyhawk do Kuwait. Dessas, três eram da versão TA-4KU, destinadas ao treinamento. As aeronaves chegaram ao Brasil em 5 de setembro de 1998, desembarcando no Porto do Forno, em Arraial do Cabo (RJ).

Desde então, os Skyhawks passaram por um processo de modernização e receberam a designação AF-1B e AF-1C, sendo operados pelo Esquadrão Falcão. Essas aeronaves já foram embarcadas em porta-aviões da Marinha, como o NAeL Minas Gerais e o NAe São Paulo, reforçando a capacidade de defesa aérea da força naval brasileira.

Participação em Conflitos

Antes de serem adquiridos pelo Brasil, alguns dos A-4 Skyhawk operados pelo Kuwait participaram da Primeira Guerra do Golfo (1990-1991). Durante o conflito, essas aeronaves foram utilizadas em missões de ataque e defesa aérea.

Até o momento, não há informações oficiais sobre o motivo do sobrevoo na região, mas especialistas apontam que pode estar relacionado a exercícios militares ou deslocamento para outra base. O evento gerou curiosidade entre os moradores, que compartilharam imagens e vídeos nas redes sociais.

A Marinha do Brasil ainda não se pronunciou sobre a operação, mas a movimentação reforça a presença e a capacidade operacional da aviação naval no país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar postagem:

Inscrever-se

Imagem com Link Descrição da Imagem

Popular

Mais como este
Relacionado

Chefe de facção criminosa de Alagoas é preso na Bahia durante abordagem da Polícia Rodoviária

Na manhã deste sábado (28), por volta das 10h30,...

Ação da Polícia Militar resulta em prisão por tráfico de drogas em Macaúbas

Na tarde desta quarta-feira (25), a 4ª Companhia Independente...

Prefeita de cidade baiana rouba a cena ao beijar cantor Belo no palco do Arraiá do Berimbau

A prefeita de Conceição do Jacuípe, Tânia Yoshida (PSD),...

Casal morre em colisão entre motocicleta e carro na zona rural de Jequié

Na tarde do último domingo (22), um casal faleceu...