Incêndio de Grandes Proporções na Chapada Diamantina é Controlado Após 48 Horas de Combate

Data:

Incêndio de Grandes Proporções na Chapada Diamantina é Controlado Após 48 Horas

Um incêndio de grandes proporções atingiu por cerca de 48 horas a região do Pai Inácio, na Chapada Diamantina, e foi controlado neste sábado (29). Brigadistas voluntários, bombeiros militares e profissionais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) estão atuando para eliminar completamente os focos restantes.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, a operação inclui o combate em pontos isolados, onde há matéria orgânica acumulada nas fendas, oferecendo riscos de reignição. A situação já foi controlada na região do Pai Inácio, mas os esforços continuam no Mucugezinho, outra área afetada pelo fogo.

O trabalho é descrito como minucioso, com bombeiros e brigadistas removendo cuidadosamente o material inflamável nas fendas para evitar nova propagação. A operação conta com a atuação de 45 bombeiros militares, brigadistas voluntários, dois aviões modelo Air Tractor e um helicóptero especializado.

Na quinta-feira (27), o incêndio avançou rapidamente devido à vegetação seca, chegando próximo às residências e causando apreensão nos moradores. Apesar da gravidade, não houve registro de feridos ou evacuações. Saiba mais sobre a biodiversidade ameaçada da região no site do ICMBio.

A Chapada Diamantina, reconhecida como um dos principais destinos turísticos da Bahia, enfrenta desafios recorrentes com incêndios, especialmente em períodos de seca. Para mais informações sobre turismo na Chapada, visite o Guia Oficial da Chapada Diamantina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar postagem:

Inscrever-se

Imagem com Link Descrição da Imagem

Popular

Mais como este
Relacionado

Motorista morre em grave acidente na BA-148, na Serra das Almas

Um grave acidente ocorrido na tarde deste sábado (5)...

Aeronave faz pouso forçado no antigo aeroporto de Vitória da Conquista; todos a bordo saem ilesos

Na tarde desta quinta-feira (4), uma aeronave de pequeno...

Acidente entre Macaúbas e Ibipitanga deixa vítima fatal e ferido na BA-245

Um grave acidente de trânsito registrado na manhã deste...

CIPRv Brumado realiza duas apreensões de entorpecentes na BR-030 em Caetité

A Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado), por meio...