O município baiano de Lençóis, conhecido como porta de entrada da Chapada Diamantina, foi selecionado como um dos sete destinos brasileiros que concorrem ao selo “Melhores Vilas Turísticas do Mundo”, iniciativa da ONU Turismo. O reconhecimento é voltado para localidades que preservam seu patrimônio cultural e natural, promovem o turismo sustentável e fortalecem o desenvolvimento das comunidades locais.
Entre os concorrentes nacionais, Lençóis se destaca por ser o único representante do Nordeste na disputa, reforçando sua relevância no cenário turístico brasileiro.
Situada a cerca de 420 km de Salvador, a cidade reúne alguns dos maiores atrativos da Bahia: o casario colonial tombado pelo Iphan, sítios arqueológicos, comunidades quilombolas e o Parque Nacional da Chapada Diamantina, considerado um dos principais destinos de ecoturismo do país.
Além de Lençóis, o Brasil concorre com outras seis localidades: Conceição de Ibitipoca (MG), Araçá (SC), Delfinópolis (MG), Holambra (SP), São José do Barreiro (SP) e Vila Flores (RS).
O resultado será divulgado em dezembro, durante cerimônia da ONU Turismo em Buenos Aires, na Argentina. Nesta edição, os destinos brasileiros competem com outras 261 vilas turísticas de diferentes países.
Desde a criação do selo, mais de mil inscrições de mais de 100 países já foram recebidas. Até agora, apenas duas localidades brasileiras conquistaram o título: Testo Alto, em Pomerode (SC), e Antônio Prado (RS).
Deixe seu comentário
Leia Também
MAIS NOTÍCIAS
BMW colide contra caminhão estacionado na BR-242, no distrito do Javi; motorista sofre ferimentos leves
12/07/2026 22:08
2ª Corrida do 9º Batalhão já tem nova data em Vitória da Conquista
12/07/2026 15:59
Prefeitura de Livramento afasta monitora de transporte escolar após repercussão de caso nas redes sociais
11/07/2026 16:16
Jovem é morta a facadas em supermercado de Iaçu; policial da reserva contém suspeita e evita novos ataques
11/07/2026 09:52