Segundo as informações, os recursos já estariam disponíveis no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), abrindo caminho para a próxima etapa do projeto.
A expectativa é de que a intervenção avance para o processo de licitação da empresa que será responsável pela execução dos serviços. A recuperação deverá contemplar a estrutura do canal, que apresenta sinais de deterioração e é considerada estratégica para a continuidade do sistema de irrigação.
O projeto possui importância direta para a atividade agrícola de Livramento, atendendo produtores que dependem do fornecimento de água para o desenvolvimento das lavouras. A manutenção do sistema também tem reflexos na economia do município, especialmente na geração de empregos e renda.
De acordo com fontes próximas à prefeita, a recuperação do canal vinha sendo tratada como uma demanda prioritária diante das condições apresentadas pela estrutura. A preocupação envolve não apenas a continuidade da irrigação, mas também a segurança das áreas próximas ao equipamento.
Joanina Sampaio já havia chamado atenção para o estado de conservação do canal e afirmou que um eventual rompimento poderia representar riscos à população.
“Gestores passaram e não se preocuparam com o canal, que já se encontra deteriorado. Um rompimento poderá ceifar vidas”, declarou a prefeita.
Com a previsão de disponibilização dos recursos, o próximo passo será o andamento dos procedimentos necessários para a contratação da empresa responsável pela obra. Até o momento, não foram divulgados o cronograma completo da licitação, a data para início dos trabalhos ou o prazo estimado para conclusão da recuperação.
A expectativa da gestão municipal é de que o investimento contribua para preservar o funcionamento do projeto de irrigação e garantir melhores condições de segurança e operação para produtores e comunidades diretamente relacionadas ao sistema.
Deixe seu comentário
Leia Também
MAIS NOTÍCIAS
Caminhão perde os freios durante descida da serra e atinge poste na BA-148 em Livramento
23/09/2026 10:14
Acidente na BR-430 deixa um morto e quatro feridos em Bom Jesus da Lapa
22/09/2026 15:57
Veja os destroços do helicóptero que transportava o cantor Rick, da dupla Rick e Renner
22/09/2026 12:54
Morre Rick, da dupla sertaneja Rick & Renner, aos 59 anos
22/09/2026 12:33