O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu a situação de emergência em 112 municípios de Pernambuco devido aos impactos da seca e da estiagem. A medida permite que as prefeituras solicitem apoio financeiro da União para ações de defesa civil por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Após análise técnica da Defesa Civil Nacional e aprovação dos planos de trabalho, os recursos são liberados por portaria publicada no Diário Oficial da União e podem ser aplicados em socorro e assistência às populações afetadas.
Uma das principais iniciativas em andamento é a Operação Carro-Pipa (OCP), que garante abastecimento emergencial de água potável. Somente entre o início de janeiro e o dia 22, cerca de 500 mil pessoas foram atendidas em Pernambuco. Além de suprir necessidades imediatas, a operação busca reduzir os efeitos sociais e econômicos da seca, permitindo que comunidades mantenham suas atividades cotidianas e reforcem sua capacidade de enfrentar períodos críticos.
O ministro Waldez Góes destacou que a segurança hídrica é prioridade para o governo federal: “Cuidar da segurança hídrica do País é uma motivação a mais. Trabalhamos diariamente para garantir que os brasileiros tenham condições de enfrentar os desafios hídricos e climáticos que se apresentam”, afirmou.
Deixe seu comentário
Leia Também
MAIS NOTÍCIAS
Ônibus com 42 passageiros tomba na BR-020, nas proximidades de Roda Velha
11/02/2026 20:04
PRF intercepta quase 15 kg de entorpecentes em fiscalização na BR-116, em Vitória da Conquista
11/02/2026 19:39
Colisão entre caminhão e motocicleta deixa mulher morta em Bom Jesus da Lapa
11/02/2026 19:39
Operação Martelo prende sete pessoas em Feira de Santana
11/02/2026 18:00