Visita ao Mausoléu do Seu Zio Machado, o Faraó do Sertão

Mausoléu projetado por Seu Zio Machado ficou pronto em 2007 e ganhou destaque em rede nacional através da Rede Globo. Foto: L12.
Mausoléu projetado por Seu Zio Machado ficou pronto em 2007 e ganhou destaque em rede nacional através da Rede Globo. Foto: L12.

 

Se estivesse vivo, o saudoso ex-vereador e comerciante aposentado Francisco Tanajura Machado, seu “Zio Machado”, estaria neste neste Dia de Finados no ponto mais alto da torre do mausoléu faraônico, localizado no Cemitério Campo Santo, em Livramento de Nossa Senhora (BA).

Cuidadosamente projetado por ele, o monumento passou a ser considerado um cartão portal da cidade de Livramento de Nossa Senhora (BA).

A torre tem mais de 20 mil quilos de cristais, mede 25 metros de altura e tem vários andares ornamentados com rochas muito mais raras, fotografias antigas e registros documentais sobre a família Tanajura e o município.

Zio Machado nasceu em 15 de julho de 1919, e morreu durante a madrugada do dia 31 de janeiro de 2017 (clique aqui), hoje ele estaria no auge dos seus 102 anos. Seu Zio se foi fisicamente, mas o seu legado reluz imponente no coração da cidade.

Francisco Tanajura Machado, imagem registrada em 2013 quando conversamos. Foto: L12.
Francisco Tanajura Machado, imagem registrada em 2013 quando conversamos. Foto: L12.

 

Em 2013, Tive o privilégio de conversar e conhecer seu Zio Machado, onde tivemos um bate papo super gostoso. Apesar da idade avançada, ele desfrutava plenamente de suas faculdades mentais.

Perguntado se ele tinha medo da morte, o saudoso magistralmente respondeu: “Que medo da morte nada, filho”, e garantiu que se sentia realizado e preparado.

Após o bate papo, descemos as escadarias e fomos ao subsolo do mausoléu, onde ficam os túmulos. No local me mostrou a tumba em que seria sepultado e revelou seu desejo sobre como queria ficar, segundo ele em pé, para receber os amigos que fosse visitá-lo após a sua morte.

A obra de Seu Zio, que foi ainda tropeiro, caminhoneiro e garimpeiro, somente foi concluída em 2007. Na ocasião ganhou destaque em rede nacional através da Rede Globo de Televisão.

Além dele, estão sepultados no local seus três filhos: William, Ester Lígia e Petrônio, que faleceu recentemente, em junho deste ano.

Nesta época do ano, a torre costuma ficar aberta à visitações.

 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também

ENVIAR MENSAGEM
1
Estamos Online!
Ola! Quer mandar a sua sugestão de pauta ou anunciar com a gente?