Apesar de ainda haver muitos desafios pela frente, a região do Sertão Produtivo colocou em prática um excelente projeto em prol das mulheres vítimas da violência. A Secretaria de Segurança Pública inaugurou dois Centros Especiais de Atendimento à Mulher (NEAMs) nas cidades de Brumado e Guanambi.
Os novos equipamentos se faziam necessários e têm como principal meta ampliar a rede de proteção para mulheres.
Ambas as instalações contarão com uma equipe de nove policiais, entre detetives e investigadores. Cada Unidade terá um local reservado para que as vítimas receberem assistência, dormitórios, áreas de recreação para crianças, e outras acomodações.
Conforme dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública, foi detectada a ausência de crimes de feminicídio nas cidades de Guanambi e Brumado em 2023, e na Bahia teve uma diminuição de 8,6% no número de casos nos primeiros cinco meses deste ano em comparação ao mesmo período do ano de 2022.
Marcel de Oliveira, subsecretário da SSP, disse que o estado está passando por uma significativa modernização das unidades de polícia e bombeiros para fornecer serviço de excelência à população e as melhores condições para os seus policiais. Heloísa Brito, delegada-geral da Polícia Civil, reforçou a necessidade de proteger as mulheres da violência de modo geral.
