
Um lixão a céu aberto se formou próximo do entroncamento que liga a Rua Cleío Antônio Diniz com a Avenida Duarte Muniz, no fundo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), em Brumado, Bahia.
O depósito de lixo tem atraído animais peçonhentos e aves de rapina, além de atrapalhar a vida de quem mora nos arredores. No local tem entulho de construção, galhos de árvores, até um sofá e um colchão foram deixados.
O morador Antônio Caires diz que está causando aborrecimento, mas sabe que o problema é causado pelos próprios moradores. “Eles recolhem [os funcionários da prefeitura] e a população joga de novo”.
No local também tem lixo doméstico e objetos que acumulam água parada como pneus de carros, vasilhas plásticas e garrafas. Um risco a mais durante o período chuvoso por causa da dengue.
A dona de Casa Mariana Silva passa pelo local diariamente e diz que o mau cheiro incomoda. “O pessoal joga tudo o que não presta aqui. As vezes fica muito urubu aqui. A gente costuma usar esse lugar para fazer nossas caminhadas matinais e respira aquele mau cheiro que vem, aquela coisa podre. Isso não faz bem a nossa saúde, reclamou.
Os moradores do local pedem limpeza e a retirada de todo o lixo, e que haja fiscalização e também conscientização ambiental por parte das pessoas que usam o local para descarte de lixo.
Há pouco tempo um grande incêndio atingiu o local e colocou em risco o prédio do IFBA, foi preciso a utilização de um carro pipa para conter as chamas, já que a cidade não conta com uma unidade do Corpo de Bombeiros.

Mais notícias de Brumado (clique aqui).