A China relatou o primeiro caso humano conhecido de H10N3, uma cepa incomum de gripe aviária que normalmente só é encontrada em aves selvagens e aquáticas na Ásia.
A infecção foi detectada em um homem de 41 anos em 28 de maio, um mês depois de ele ter sido hospitalizado por febre e outros sintomas em Zhenjiang, na província oriental de Jiangsu. O paciente estava estável e pronto para receber alta hospitalar esta semana, disse a Comissão Nacional de Saúde da China (NHC).
“O risco de propagação em grande escala é extremamente baixo”, afirmou.
O NHC não forneceu detalhes sobre como o homem pode ter se infectado com a cepa da gripe. Nenhuma infecção adicional foi encontrada entre seus contatos próximos.
O H10N3 é uma cepa relativamente menos severa do vírus influenza, acrescentou o NHC.
A cepa “não é um vírus muito comum”, disse Filip Claes, coordenador de laboratório regional do Centro de Emergência para Doenças Transfronteiriças de Animais da Organização para Alimentos e Agricultura do Escritório Regional para a Ásia e o Pacífico.
Ele acrescentou que muito poucos casos do vírus foram encontrados nas últimas quatro décadas, e eles foram amplamente identificados em aves selvagens ou aquáticas na Ásia e em algumas partes limitadas da América do Norte. Ele diz que nenhum caso de H10N3 foi encontrado em galinhas até o momento.
Os especialistas precisarão examinar os dados genéticos do vírus para ver se ele se parece com versões anteriores ou se é algo novo, disse Claes à Reuters.
Várias cepas de gripe aviária estão presentes na China. Alguns deles passaram para os humanos nas últimas décadas, geralmente em lugares onde as pessoas trabalham em estreita colaboração com as aves.
A cepa mais problemática nos últimos anos foi o H7N9, que matou 616 pessoas até o momento, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. O vírus foi detectado pela primeira vez em 2013 e se tornou um problema na China de 2016-2017. Nenhum novo caso foi detectado em humanos desde março de 2019.
Nenhum outro caso humano de H10N3 foi relatado globalmente, de acordo com o NHC.
– Com arquivos da Reuters