A Anvisa emitiu novo alerta sobre os medicamentos agonistas do receptor GLP‑1 — como dulaglutida, liraglutida, semaglutida e tirzepatida — popularmente conhecidos como “canetas emagrecedoras”. O uso indevido desses fármacos tem sido associado a eventos adversos graves, incluindo casos de pancreatite aguda, alguns fatais.
Entre 2007 e outubro de 2025, o Reino Unido registrou 1.296 notificações de pancreatite, com 19 mortes. No Brasil, de 2020 até dezembro de 2025, foram 145 notificações e seis óbitos suspeitos.
Para conter o uso indiscriminado, desde junho de 2025 a venda só ocorre com retenção da receita médica, válida por até 90 dias, em regras semelhantes às dos antibióticos.
A Anvisa orienta que pacientes procurem atendimento imediato em caso de dor abdominal intensa e persistente, acompanhada de náuseas e vômitos. Profissionais de saúde devem suspender o tratamento diante da suspeita e notificar os casos no sistema VigiMed.
Nos últimos anos, outros alertas já haviam sido emitidos, como risco de aspiração em anestesia (2024) e perda de visão rara associada à semaglutida (2025), reforçando o monitoramento contínuo dessa classe terapêutica.
Deixe seu comentário
Leia Também
MAIS NOTÍCIAS
Loja Regina reabre as portas três semanas após grave incêndio
30/10/2026 17:08
No Dia do Servidor Público, Joanina Sampaio reconhece dedicação dos profissionais de Livramento
30/10/2026 08:18
Iguatemi lidera votação de Lula entre os distritos de Livramento, e Joanina Sampaio comemora resultado
27/10/2026 16:58
Faixa de chuva avança do Atlântico e aumenta expectativa de precipitações no sudoeste da Bahia
27/10/2026 09:24