Primavera: Florada dos Ipês encanta visitantes em Rio de Contas

Concentração de ipês se transformam em pontos de registros de fotografias. Foto: Reprodução Instagram.
Concentração de ipês se transforma em ponto de registro de fotografias. Foto: Reprodução Instagram.


Por Marcos Santos

Estamos em plena primavera e, mais do que nunca, a inspiração de sair e passar as horas ao ar livre contemplando a natureza bate forte. A mais encantadora das estações, ainda que todas tenham o seu grau de importância, é habitualmente correlacionada ao reflorescimento de toda a flora terrestre.

A estação das flores, como é conhecida, começa sempre no dia 22 ou 23 de setembro – quando termina o inverno – e acaba em 21 ou 22 de dezembro, dando lugar ao verão.

Estamos um pouco menos da metade da primavera, mas as flores já estão com tudo e dando um charme especial à linda cidade de Rio de Contas, no extremo sul da Chapada Diamantina, principalmente os ipês, que todos os anos chamam a atenção dos visitantes e também dos moradores, que ficam encantados com as suas belas floradas.

Em alguns locais onde há concentração de ipês e arbustos se transformam em pontos de registros de fotografias, caso de uma rua da cidade histórica, onde há uma série de ipê-amarelo. A atividade mais bela das floradas costuma a durar uma semana, em média, e diversifica conforme a baixa concentração de água na atmosfera.

O ipê-amarelo possui uma característica especial, podendo se prolongar por até dez dias e tem duas fases: uma após a do roxo, em meados do mê de julho, e outro em setembro, quando chega a temporada de chuvas. Outra curiosidade é que o ipê-roxo é tipicamente o primeiro a florir: de junho a agosto nas regiões onde a temperatura é mais alta e, nos locais mais frios, um pouco antes. Já o ipê-amarelo produz belas flores entre os meses de agosto e setembro e o ipê-branco de setembro a outubro.

Então, é na primavera que as plantas ganham mais vida, mais cor, de flores multivariadas, não é à toa batizada de “estação das flores”.

 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também

ENVIAR MENSAGEM
1
Estamos Online!
Ola! Quer mandar a sua sugestão de pauta ou anunciar com a gente?