Em declaração recente, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou ter convidado o prefeito eleito de Feira de Santana, José Ronaldo (União Brasil), para integrar sua base aliada. O movimento sinaliza a dinâmica das forças políticas para os próximos anos no estado.
O cenário político da Bahia ganhou um novo capítulo com a revelação feita pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) sobre as articulações em torno de Feira de Santana. Segundo o chefe do Executivo estadual, houve um convite formal para que José Ronaldo (União Brasil), principal nome da oposição na cidade, passasse a compor o grupo governista.
Histórico de Diálogo
De acordo com Jerônimo, o esforço para atrair Ronaldo não é recente e teria ocorrido ainda no contexto da eleição anterior. A declaração reforça a importância estratégica de Feira de Santana, o segundo maior colégio eleitoral da Bahia, onde o PT e o União Brasil travam disputas históricas.
"Eu convidei o Zé Ronaldo para o nosso grupo desde a outra eleição", afirmou o governador, ressaltando que mantém uma postura de diálogo com lideranças locais, independentemente das siglas partidárias.
Relação Institucional e Cenário Eleitoral
José Ronaldo, que está no exercício do mandato como prefeito, tem mantido uma postura voltada à gestão de Feira de Santana. A interação entre o Palácio de Ondina e a prefeitura feirense é acompanhada de perto, já que grandes obras de infraestrutura e investimentos em saúde no município dependem da colaboração entre Estado e Município.
Especialistas avaliam que a declaração de Jerônimo busca estreitar laços e sinalizar que o governo estadual prioriza a governabilidade e as parcerias administrativas. Para o governo, a proximidade com o gestor da "Princesa do Sertão" facilita a execução de políticas públicas em uma região de influência direta sobre dezenas de outros municípios.
Impactos na Oposição
Até o momento, a cúpula do União Brasil na Bahia mantém a posição de independência e oposição ao governo estadual. José Ronaldo é um dos principais aliados de ACM Neto no estado, e sua permanência ou movimentação no tabuleiro político é acompanhada de perto por ambas as coalizões.
A declaração de Jerônimo Rodrigues coloca em evidência a constante movimentação dos bastidores e como as alianças podem ser rediscutidas com foco nos desafios administrativos das cidades e nas próximas janelas eleitorais.
Deixe seu comentário
Leia Também
MAIS NOTÍCIAS
Curso de Atendimento Pré-Hospitalar será realizado em Livramento de Nossa Senhora nos dias 11 e 12 de julho
08/07/2026 17:26
Motociclista morre após colidir em caminhonete parada na BA-148, em Livramento de Nossa Senhora
04/07/2026 21:05
Motociclista Elisangela Maria de Oliveira morre em grave acidente na BA-245, em Ibipitanga
02/07/2026 10:48
Prefeitura divulga programação oficial do São Pedro de Iguatemi 2026
02/07/2026 10:34