Desenvolvido e gerenciado pelo Banco Central desde 2020, o Pix é uma forma de pagamento instantâneo, que possibilita transferências bancárias de uma conta para outra, a qualquer hora ou dia em questão de segundos. Porém, essa nova ferramenta pode trazer vários prejuízos se for usada de forma errada e sem atenção para a segurança.
Criminosos já realizam golpes ‘on-line’ através de aplicativos de mensagens, usando o Pix como ferramenta para enganar as pessoas.
A 46ª CIPM fez uma nota à imprensa, nesta quinta-feira (02), alertando à população de Livramento de Nossa Senhora e das oito cidades vinculadas à Unidade. Segundo a CIPM, o “golpe do pix” vem ocorrendo em Livramento de Nossa Senhora.
Como ocorrem?
Comerciantes recebem mensagens e/ou ligações nas quais são ameaçadas caso não realizem transferências dos valores solicitados.
A polícia orienta para que as vítimas mantenham a calma e liguem imediatamente para a polícia militar por meio do contato institucional (77) 99851 – 8241, ou através do 190.
A PM alertou ser importante o registro do Boletim de Ocorrência junto à Delegacia de Polícia Civil para serem investigadas e tomadas as providências que o caso requer.
O sistema estadual de segurança pública da Bahia não possui estatísticas específicas sobre o número de crimes desta natureza. O crime se enquadra na modalidade de estelionato pela ‘internet’.