Morro do Pai Inácio: Cartão postal da Chapada da Diamantina

O Morro Pai Inácio possui 1120 metros de altitude e é um dos lugares mais visitados na Chapada Diamantina.
O Morro Pai Inácio possui 1120 metros de altitude e é um dos lugares mais visitados na Chapada Diamantina.  

 

Imponente, marcante, vasta, assim é a vista do Morro do Pai Inácio, no município de Palmeiras (BA), um dos pontos mais famosos da Chapada da Diamantina, tendo 1.150 metros de altitude.

O horário preferido para observação do alto do morro é o pôr do sol: o tom de dourado da luz emoldura as rochas e ressalta tudo de um jeito impressionante.
São 500 metros de trilha até o topo. Fica mais fácil se você for parando no caminho para fazer fotografias: o morro do Camelo, o morro dos Três Irmãos, tudo está a vista. Peça ao seu guia mostrar para você, lá no topo, dois pontos marcantes: o cruzeiro que marca uma das pontas e depois, no outro extremo, o ponto ideal para ver o sol se por.

O topo é perfeito para ver e entender os imensos paredões de até 400 metros que formam a chapada que um dia levou tantos exploradores a loucura em busca de diamantes. Na época, os mesmos apareciam até nos leitos dos rios, mas hoje é raro encontra-los mesmo com o uso de maquinários pesados. Enquanto estiver lá no topo, não deixe de olhar também os cursos da água que marcam as pedras e foram ajudando a desenhar o formato delas ao longo dos anos.

O visual do Morro do Pai Inácio é considerado o grande cartão postal da Chapada Diamantina. Foto L12.
O visual do Morro do Pai Inácio é considerado o grande cartão postal da Chapada Diamantina. Foto L12.  

 

Segundo a cultura popular, o nome Pai Inácio refere-se a um escravo que namorava às escondidas com a filha de um coronel. Perseguido pelos capangas do pai da moça, Inácio teria subido o morro em fuga e, ao ver-se encurralado no topo, sem ter para onde fugir, pulou com um guarda-chuvas aberto, para amenizar a queda. Contam os guias que, na verdade, o Pai Inácio pulou onde existia uma pedra mais baixa.

 

 

Os visitantes costumam deixar a visita ao Morro do Pai Inácio para o período do pôr do sol. Começam o dia saindo de Palmeiras ou de Lençóis e realizando outros passeios famosos como a Fazenda Pratinha, a Gruta Azul, o Poço Encantado, e tantas outras atrações que ficam próximas a estes municípios. Quando o final do dia se aproxima, eles vão em direção ao Morro do Pai Inácio para acompanhar o inesquecível pôr do sol do local.

 

 

Uma boa dica, que pode soar estranha para quem conhece o clima da Bahia, é a de levar um agasalho para o alto do morro: por lá, o vento e o frio podem ser surpreendentes. Mesmo que com o guia a visita seja mais agradável, a contratação de um profissional para acompanhar o passei não é uma exigência. Porém, caso você opte pelo guia, terá mais conforto, pois vai com alguém capaz de lhe mostrar o caminho, contar a lenda, tirar belas fotos e tornar a sua visita ainda mais bonita.

Caso prefira ir de modo mais independente, a trilha começa a partir da beira da BR 242, no km 345. Você deixa o carro num estacionamento e segue a pé por cerca de 25 minutos. A subida só pode ser feita até as 17h, a noite as atividades ali não são permitidas. A entrada no local custa R$ 12 sendo cobrada bem na entrada da trilha, em uma guarita.

 

A subida para o Morro do Pai Inácio fica a 26 km de Lençóis, no Parque Natural Municipal Morro do Pai Inácio criado pela cidade de Palmeiras. Em relação a Palmeiras, está a 28 km; de Andaraí, fica a 100 km; de Mucugê, fica a 148 km. Uma visita imperdível para você conhecer a paisagem da Chapada da Diamantina e compreender a beleza única desse ecossistema. Seja com um guia local ou de modo independente, procure um dia de céu bonito e aproveite!

Slide Lâmpada Espiã Câmera Ip Led Wifi Hd V380 Com Infravermelho Clique Aqui LIVRO 20 Regras De Ouro Para
Educar Filhos E Alunos
Conheça abaixo algumas das 20 regras de ouro de gestão da emoção que Cury explica neste livro. Visitar Loja
Slide Smartphone Xiaomi Redmi 9, 64GB, 4GB RAM, Tela de 6.5 Sunset Purple Visitar Loja OFERTA

Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também

ENVIAR MENSAGEM
1
Estamos Online!
Ola! Quer mandar a sua sugestão de pauta ou anunciar com a gente?
%d blogueiros gostam disto: