
A chuva e o consequente aumento do nível do rio Brumado nas próximas horas preocupa ribeirinhos.
O aumento do volume do rio já está sendo registrado em alguns pontos de observação como: Barraginha, Poço Preto, entre outros.
Antes, toda água do rio Brumado que descia da Serra das Almas, além de outros sete pequenos riachos: Junco, Fazendola, Santo Antônio, Riacho das Pedras, Masalina, Riacho Brejo e Riacho da Gamboa, ficava retida no leito da barragem Luiz Vieira, que já atingiu a sua cota máxima.

O DNOCS, órgão federal responsável pela barragem, já emitiu comunicado nas redes sociais avisando para que todos os ribeirinhos retirem bombas e animais da beira do rio. Isso porque às 14h deste domingo (09) abriram-se as comportas do açude Luiz Vieira em vazão de 30%. Solicitou ainda a toda a população evitar riscos á vida, bem como seus bens.
Em Livramento de Nossa Senhora, ao menos não existe até então bairros completamente alagados por conta do aumento do volume do rio, ocorre que um volume considerado de água precisa descer para continuar o seu curso natural.
O lugar mais impactado até aqui por conta da cheia do rio é o Bairro Rua do Areião, onde as ruas principais viraram curso de pequenos riachos, mas a situação ainda é de controle e dificilmente teremos enchentes como ocorreu em outras cidades no sul e sudoeste da Bahia. Embora assoreado, não existem muitas edificações construídas à beira do rio.
O rio Brumado corta a cidade de Livramento de Nossa Senhora de norte a sul, entre os bairros que o margeiam estão: Valérios, Areião, Belo Horizonte, Santa Terezinha e Beira Rio. Um dos pontos positivos é que maior parte da população desses bairros vivem em áreas mais altas.
