As eleições municipais de 2024 estão se aproximando e está sendo notada uma crescente agitação nos corredores políticos da cidade de Livramento de Nossa Senhora, com pouco mais de 46 mil habitantes. Parece que a pré-campanha já está a todo vapor, com diversos nomes começando a surgir como possíveis candidatos. Embora ainda falte um pouco mais de um ano para as eleições, o cenário político na cidade já está tomando forma e vem sendo palco de intensas discussões e vibrações políticas. Muitos nomes de já começam a ser cotados para as vagas de candidato, e a população está cada vez mais atenta e interessada em saber como os eventos políticos vão se desenrolar a partir de agora. É um momento de muita expectativa e grandes mudanças podem ser vistas no cenário político de Livramento.

O que se sabe até aqui sobre o grupo de situação

Há muita movimentação no grupo da situação, com fontes internas indicando que a cena ainda não está consolidada em relação a quem será o candidato recomendado pelo atual prefeito, José Ricardo Assunção Ribeiro – conhecido popularmente como Ricardinho (REDE). Apesar de alguns membros do grupo terem mencionado em particular o nome do professor e ex-controlador da cidade, Jânio Soares Lima (REDE), ainda há uma significativa disputa interna. Isso se deve em grande parte à vice-prefeita, Joanina Batista Silva Morais Sampaio (PL), que possui uma considerável popularidade e também está se posicionando para a sucessão do cargo de prefeito. Além disso, um terceiro candidato está sendo mencionado, que é o conhecido Dr. Maurício Lima, primo da primeira-dama, Leila Ribeiro, acrescentando uma camada extra de disputa entre o grupo de situacionista.

Do lado oposicionista

As eleições municipais de 2024 também movimenta bastante o campo oposicionista. Dentre os possíveis candidatos para a corrida eleitoral, destaca-se o nome do ex-prefeito Paulo Cesar Cardoso de Azevedo, conhecido popularmente como Dr. Paulo, do partido União Brasil. Ele é considerado pela grande maioria da classe política livramentense como o principal nome da oposição para a disputa, e não esconde o seu desejo de reassumir a posição de prefeito da Capital da Manga, cargo esse que já ocupou em gestões passadas. Para consolidar a sua pré-candidatura, Dr. Paulo mantém uma proximidade muito grande com os seus principais apoiadores e vem trabalhando incansavelmente a fim de garantir uma consistência à sua proposta política e aos seus compromissos com a população de Livramento.

Mas grupo de oposição está dividido entre três líderes proeminentes. Dr. Paulo ainda é uma figura importante no grupo, enquanto existem também apoiadores do ex-prefeito Carlos Roberto, carinhosamente chamado de Carlão (PSD), e os apoiadores remanescentes do ex-prefeito Emerson Leal (PP). Esse último grupo parece estar se unindo por enquanto em torno de um de seus apoiadores mais fortes no circuito eleitoral local, o vereador Márcio Alan Dourado Castro, carinhosamente referido como Alan de Gonçalinho (PSD), conversa de bastidores aventam que foi sugerido como pré-candidato a prefeito com aval do deputado Nelson Leal (PP). Se Carlão decidir não concorrer, Mário Herrisson Spinola Souto, também conhecido como Mário de Carlão, está pronto para assumir o papel de candidato principal da oposição pelo partido Carlista em Livramento de Nossa Senhora.

Mas há ainda um longo caminho até lá. Como disse Magalhães Pinto, a política é como uma nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e já mudou.”

Share.

Deixe um comentário

Exit mobile version