O MEI (Microempreendedor Individual) é uma categoria empresarial criada em 2008 pelo Governo Federal para formalizar trabalhadores autônomos e empreendedores que faturam até R$ 81 mil por ano. O objetivo é tornar o processo de abertura e manutenção de pequenos negócios mais simples e acessível.
O que é o MEI: Empresa Individual Simplificada?

O MEI é uma empresa individual simplificada que possibilita que o empreendedor desenvolva serviços por conta própria e emita nota fiscal pelo serviço prestado. O MEI não pode ter sócio, mas pode contratar até um empregado. Além disso, a empresa individual simplificada tem a grande vantagem de arcar apenas um valor fixo mensal de tributos (chamado de DAS), que inclui impostos federais, estaduais e municipais.
Quais são as vantagens e desvantagens
Entre as vantagens do MEI, podemos destacar a simplicidade do processo de formalização, a possibilidade de emitir notas fiscais e participar de licitações públicas, além de ter cobertura previdenciária. Além disso, a empresa individual simplificada tem um custo tributário baixo em relação a outras categorias empresariais.
De um lado ou de outro, a empresa individual simplificada possui algumas limitações, como não poder faturar mais do que R$ 81 mil por ano e não poder ter sócio. Além disso, a empresa individual simplificada não tem direito a alguns benefícios previdenciários, como aposentadoria por tempo de contribuição.
Consequentemente, para quem quer formalizar um pequeno negócio de forma simples e com baixo custo tributário o MEI é uma opção interessante. Porém, é considerável avaliar suas limitações e verificar se essa categoria empresarial atende às necessidades do seu empreendimento.
Avalie se essa é a melhor opção para o seu negócio e comece a empreender de forma legal e simplificada, agora que você entende melhor sobre a empresa individual simplificada. Se você gostou desse texto, deixe o seu comentário.