
Um vídeo feito por moradores de Livramento de Nossa Senhora (BA) mostra que a barragem Luiz Vieira, localizada em Rio de Contas, está cheia por causa das chuvas que atingem a Bahia desde o mês de novembro.
A maior represa federal da região, que abastece os municípios de Rio de Contas, Livramento de Nossa Senhora e Dom Basílio, está com o seu volume de água na borda do vertedouro e provavelmente deve sangrar nos próximos dias.
Vale lembrar que o açude foi reformado recentemente pelo governo federal e encontra-se, segundo engenheiros, relativamente seguro e em plenas condições operacionais.
Nos últimos 10 anos, a Barragem foi protagonista de muitos conflitos entre agricultores e ONGs, isso porque o reservatório também atende ao Perímetro Irrigado, tendo em vista que ela está concentrada no ponto central da agricultura regional. Na ocasião, a Barragem que tinha capacidade para 105 milhões de metros cúbicos chegou à sua fase mais crítica, com pouco mais de 12 milhões de metros cúbicos de água.
A situação só voltou a ficar menos preocupante somente após as chuvas que caíram no ano de 2016, mas o acúmulo de água nunca passava dos 40 milhões e o fantasma de um possível esvaziamento voltava a amedrontar a comunidade.
A barragem Luiz Vieira começou a ser construída em 1965, na gestão do presidente militar Alencar Castelo Branco, compôs uma das ações de um ambicioso projeto de modernização da agricultura no Nordeste. Durante as escavações, foi detectada uma falha tectônica, por conta disso, as obras foram paralisadas, e só foram retomadas, 10 anos depois, em 1975. Ela foi inaugurada anos depois pelo então presidente José Sarney, foi a primeira vez que um presidente da república visitou a cidade.
Somando toda essa trajetória de inquietação, registra-se no dia de hoje, 27 de dezembro de 2021, uma data realmente histórica, e que o uso desses recursos hídricos seja consciente.
https://www.instagram.com/p/CX_oXQGoc4s/?utm_medium=copy_link