
Um desfile pelo centro de Rio de Contas, no último domingo (12), marcou o encerramento dos trabalhos da Casa de Umbanda João Baiano do ano de 2021.
O cortejo contra a intolerância religiosa teve início no Largo do Rosário, no local os umbandistas cantaram o Hino da Umbanda, na sequência fizeram uma “entrega” pedindo licença para os Exus. O ritual foi repetido na Praça Matriz.
A cerimônia foi encerrada com uma roda de capoeira com a presença do mestre Boda. Em seguida o grupo se dirigiu ao Sítio Carcará onde foi feito, com as entidades da casa, os trabalhos de encerramento anual.
Segundo o Pai de Santo Amarildo Souza (João Baiano), o cortejo foi bem aceito pela comunidade rio-contense.
“No momento em que passávamos pelas ruas, foi muito gratificante ver a aceitação popular'”, avalia.
“Nos últimos anos as religiões de matrizes africanas têm se estabelecido no município, quebrando a hegemonia das religiões cristãs. Essa abertura religiosa, ainda que estreita e ainda envolta de muitos preconceitos, sinaliza para uma nova era de comunhão e tolerância entre os povos”, afirmou a entidade.