
Mesmo com as últimas chuvas, o nível da Barragem Luiz Vieira, em Rio de Contas, caiu cerca de quase 5 milhões de metros cúbicos de água em pouco mais de um mês.
As chuvas na Região de Rio de Contas e Livramento de Nossa Senhora no mês de outubro trouxeram algum alívio após semanas de calor e baixa umidade relativa do ar, mas não foi suficiente para que o nível da barragem Luiz Vieira pudesse parar de baixar.
Antes das precipitações, na segunda quinzena do mês do último mês de setembro, o nível do reservatório registrava 63.429.790 metros cúbicos, representando 63,84% da sua capacidade. Quatro meses antes o volume era de 79,67% de água acumulada. (veja aqui)
Novos dados sobre o nível da Barragem
Dados publicados hoje (01/11) pela agência gestora da barragem apontam que o nível desceu ainda mais. Agora o volume do açude é de 58.720.150 m³, equivalente a 59,10% de sua capacidade total.
Os dados mostram uma diminuição de 4.709.64 m³, em pouco mais de um mês, mesmo com chuvas no período, o que mostra que a barragem caminha a passos largos para o esvaziamento, se nenhuma medida de contenção entrar em pauta de discussão.
Capacidade e demanda
O açude tinha uma capacidade de 105 milhões de metros cúbicos, no entanto, atualmente, segundo a Associação do Distrito de Irrigação do Brumado (ADIB), sua capacidade caiu para 99.352.000 metros cúbicos.
O reservatório é responsável por abastecer as cidades de Rio de Contas, Livramento de Nossa Senhora e Dom Basílio, sendo usada também para a irrigação no perímetro irrigado do Brumado.