
A moradora de Jussiape (BA), Izabel Hipólito da Silva Macêdo, de 87 anos, precisou ser transportada em um colchão na carroceria de uma Pick Up para chegar até a Casa de Saúde Ana Medrado Luz, de Jussiape, que fica cerca de poucos metros da casa dela. A idosa estava sendo levada por uma neta e uma filha para o banho quando sentiu tontura, caiu e ficou desacordada. Conforme informações apuradas pelo L12, parentes da paciente acionaram o SAMU-192, mas tiveram a ligação recusada.
“A gente ligou, mas disseram que tinha que ser liberado em Brumado para pegar o paciente, tentamos um novo contato, mas foi recusado”, disse uma neta de Izabel.
Foi tentado uma ambulância da prefeitura para transportar a idosa até a Unidade de Saúde, mas funcionários da saúde disseram que não tinha motorista, então a ambulância pública foi negada.
A solução foi apelar para um vizinho, que levou a mulher já que a mesma estava com dificuldades de locomoção. As imagens foram registradas por moradores e enviadas à nossa redação.
A nossa redação tentou manter contato com a secretária de saúde de Jussiape, e com a coordenação do SAMU para esclarecer sobre o caso, mas não obtivemos sucesso.