
Um vídeo gravado pelo pai de uma garota de 4 anos, que segundo ele foi diagnosticada com epidermólise bolhosa distrófica, doença genética rara que causa bolhas na pele, chamou a atenção de todos nas redes sociais.
De acordo com declarações de Leandro Dantas da Silva, a Prefeitura Municipal de Jussiape, a 58 km de Livramento de Nossa Senhora, teria negado o transporte que auxiliaria na condução da criança até Vitória da Conquista para fazer o tratamento da doença.
O tratamento, conforme declarações de Leandro, estava marcada para o dia 21 de julho, e o transporte foi negado à véspera, no dia 20.
Leandro afirmou ainda que solicitou o transporte com pelo menos dez dias de antecedência e um dia antes da consulta, uma funcionária da Prefeitura entrou em contato, por telefone, e informou que não haveria a disponibilidade do transporte para a sua filha.
O pai afirma que mesmo sendo garantido por lei, o transporte não foi fornecido para levar acriança até o Centro Universitário de Atenção à Saúde (Ceuas) na Universidade Estadual do Sudeste da Bahia (Uesb), em Vitória da Conquista. A clínica escola da Uesb oferece assistência e é considerado um importante ponto da rede no nível secundário de assistência do SUS. A prefeitura de Jussiape ainda não se defendeu das acusações, que deve chegar ao conhecimento do Ministério Público Estadual (MPE), caso se confirme a veracidade das informações.