A população Jussiape, a 48 Km de Livramento de Nossa Senhora, vive um drama de contar com o hospital do município fechado em plena pandemia. Segundo moradores do município, pacientes estão sendo atendidos na antiga residência do ex-prefeito Procópio Alencar, que foi assassinado em 2012. A justificativa é de que o prédio onde funcionava a Casa de Saúde Ana Medrado Luz está em fase de reformas.
Enquanto a população pressiona, vereadores cobram agilidade para a reabertura do hospital do município. O vereador Felipe Souza (PSB) chegou a denunciar que teria presenciado pacientes sendo atendidos pelo lado de fora da casa, com ajuda de aparelhos celulares. Ele também teria flagrado “uma profissional de saúde iluminando o braço do outro para poder empurrar a agulha, para achar a veia”.

Felipe usou o microfone para fazer outra reivindicação: Cobrar do seu prefeito Éder Jakes Souza Aguiar, que é médico, maior permanência no município durante expediente.
“É lamentável que nós jussiapenses tenhamos que depender de uma pessoa que não é presente no nosso município ‘ausente’… Digo isso porque várias vezes encontro com ele no asfalto chegando aqui 6 horas da noite, e não vai me dizer que ele chega aqui pela manhã, vai em Livramento e volta a noite, porque isso não é verdade. As vezes vai embora pela manhã mesmo, como já encontrei 9 horas da manhã o prefeito indo embora. Isso tá errado gente, O prefeito tem de estar no município! Então a gente depende de uma pessoa que é médico, e ele bem melhor do que nós deveria entender essa situação porque o hospital não pode ficar fechado […] Ele tem que lembrar que ele é prefeito de Jussiape e não de Livramento”, disse o vereador durante pronunciamento em plenário.
No município já foram contabilizados 292 casos de infecção por Covid-19, sendo que 8 pacientes vieram a óbito.